‘Três Amigas’ fala sobre a vida e o relacionamento amoroso de três mulheres (foto: Divulgação Bonfilm)
ENTRE DRAMA E LEVEZA, FILME QUE INTEGROU O ÚLTIMO FESTIVAL DE VENEZA ANALISA AS PAIXÕES DE TRÊS MULHERES, SEGUINDO A TRADIÇÃO DE ROHMER E TRUFFAUT
Um dos longas-metragens mais assistidos no Festival Varilux de 2024, Três Amigas segue em cartaz em Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador (com nova sala) e São Paulo, e chega aos cinemas de Manaus e Vitória numa codistribuição Bonfilm e O2 Play. No elenco, nomes como Camille Cottin, Sara Forestier, India Hair, Vincent Macaigne e Damien Bonnard.
Em Três Amigas, o diretor Emmanuel Mouret (Crônica de uma Relação Passageira/2022; Amores infiéis/2020) tenta responder a pergunta impossível de ser respondida sobre a definição de amor com um filme que se deleita com a desilusão amorosa, tem um toque de tragédia e uma pitada de fantasia.
Seleção oficial dos festivais de Veneza e Varilux em 2024, o longa-metragem apresenta a vida e os relacionamentos de três mulheres, Joan, Alice e Rebecca, cada uma com suas peculiaridades, desafios e expectativas no amor. Mouret analisa como elas precisam recorrer umas às outras e às próprias emoções à medida que os conflitos vão surgindo na história e como elas criam uma série de atitudes em relação à eterna dialética da verdade e da mentira.
A amizade permite variações interessantes e delicadas em situações: envolve dilemas morais e de responsabilidade, questões sobre como aconselhar, um interesse exacerbado pelos interesses alheios e, às vezes, o recurso à mentira para não magoar os outros. Neste filme, a amizade que une essas mulheres nunca passa por crise, mesmo que suas vidas amorosas estejam em crise. Embora as histórias de amor as perturbem, os fundamentos de sua amizade permanecem intocados, ressalta Emmanuel Mouret.
Mais do que uma comédia que provoca risadas em situações inusitadas vividas por amigas, Três Amigas busca uma emoção mais profunda, uma nota mais séria, apresentando um retrato sincero e próximo de como as vidas dessas mulheres se entrelaçam, enquanto faz um panorama da sociedade e debate a formação de um ideal de vida.
Confira as salas em que o filme está em cartaz: Belo Horizonte (Cineart Ponteio 4 e Cinema Belas Artes 3); Curitiba (Cineplex Batel 5); Porto Alegre (Cinemateca Paulo Amorim 3); Manaus (Cine Casarão 2); Rio de Janeiro (Estação NET Gávea 5, Estação NET Rio 5, Kinoplex Fashion Mall 4); Salvador (Sala de Arte Cinema da UFBA 1); São Paulo (Espaço Petrobras de Cinema 5, CineLT3 1 e Kinoplex Itaim 6); Vitória (Ritz Jardins 2).
É a maior delicadeza do cineasta esconder um melodrama tão belo por trás do charme leve do anedótico.
Libération
Uma comédia dramática leve, animada e agradável.
Elle
Divertido, delicado, e bem francês !
Le Figaro
Roteiro espirituoso e afiado, com atuações cheias e vida
Screen International
Um novo sucesso para o diretor, mais apaixonado do que nunca pelo amor.
Marianne
Três Amigas – Trois Amies
2024 / 1h57 / Comédia dramática
Com: Camille Cottin, India Hair, Sara Forestier, Vincent Macaigne, Damien Bonnard
Direção: Emmanuel Mouret
Distribuição no Brasil: Bonfilm e O2 Play
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: Joan não está mais apaixonada por Victor e sofre por se sentir desonesta com ele. Alice, sua melhor amiga, a tranquiliza: ela mesma não sente paixão por Eric, mas o relacionamento deles está indo maravilhosamente bem! Ela não sabe que ele está tendo um caso com Rebecca, sua amiga em comum. Quando Joan finalmente decide deixar Victor e que ele desaparece, a vida das três amigas e suas histórias viram de cabeça para baixo.