RÁDIO CULTURA BRASIL HOMENAGEIA GONZAGUINHA NESTA SEGUNDA (22/9)


Reprodução Instagram @gonzaguinhaeterno – 
Foto Cláudio Maranhão

 

 PROGRAMAÇÃO DEDICADA AO COMPOSITOR, QUE COMPLETARIA 80 ANOS NESTE DIA, COMEÇA ÀS 7H E SEGUE ATÉ ÀS 20H


 

Nesta segunda-feira (22/9), a Rádio Cultura Brasil celebra os 80 anos de Gonzaguinha com uma programação especial. Falecido em 29 de abril de 1991,  o artista terá seus sambas, músicas românticas e de protesto tocadas ao longo do dia, com início às 7h. A emissora ainda relembra registros históricos do compositor que estão no acervo da Cultura.
 

No Música e Notícia, às 7h, Laura Mayumi apresenta sucessos do compositor nas vozes de Yantó e de Elza Soares. O compositor Arthur Nogueira fala sobre o homenageado e escolhe sua composição preferida, Palavras, na interpretação de Cida Moreira.
 

Durante o Galeria, às 11h, Fabiana Ferraz reapresenta a entrevista com a cantora Bruna Caram, quando lançou o álbum Afeto e Luta, dedicado inteiramente à obra do compositor.
 

Às 13h, vai ao ar a edição especial do Programa de Estágio da Rádio Cultura Brasil. A geração que não conheceu Gonzaguinha em vida escolhe e comenta músicas tocantes para eles, como Espere por Mim, Morena; E vamos à Luta; Um Homem também Chora e Lindo Lago do Amor.
 

Estúdio 77, às 14h com Alexandre Ingrevallo, traz trechos de entrevista de Gonzaguinha realizada nos anos 70, época em que ele comparecia na emissora para divulgar seus trabalhos, entre eles Plano de vooGonzaguinha da Vida e De volta ao Começo.
 

Às 20h, um especial histórico da série Acervo Walter Silva, de 2008, apresentado pelo radialista, traz registros de Gonzaguinha de 1989 e 1990.
 

Sobre Gonzaguinha
 

Em 22 de setembro de 1945, nascia Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, no Rio de Janeiro. Criado no morro de São Carlos teve, desde cedo, contato com os “bambas do samba” da Estácio de Sá. Os primeiros acordes do violão foram tirados com o apoio de seu padrinho Henrique Xavier. Fez parte do MAU (Movimento Artístico Universitário) que reunia nomes como César Costa Filho, Ivan Lins e Aldir Blanc. Nesse período, na passagem dos anos 1960 para 1970, participou de festivais de estudantes, primeiro com Pobreza por Pobreza, depois com Trem. Suas letras com forte crítica social e política deixaram os censores em polvorosa. Tanto é que, Comportamento Geral passou pela censura, tocou no rádio e, depois, foi recolhida e proibida. O seu primeiro LP, com o título Luiz Gonzaga Jr, foi recolhido das lojas em 1973.
 

 

Gonzaguinha – 80 Anos

Segunda-feira (22 de setembro) 

Música e Notícia, às 7h, com Laura Mayumi

Galeria, às 10h, com Fabiana Ferraz

Programa de Estágio, às 13h, com estudantes de Rádio, TV e Jornalismo

Estúdio 77, às 15h, com Alexandre Ingrevallo

Acervo Walter Silva, às 20h
 

________

Rádio Cultura Brasil

FM – 77,9 MHz / AM – 1.200 kHz

TV Digital – Canal 2.5

www.culturabrasil.com.br

APP – CULTURA PLAY


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *