“Paterno”, de Marcelo Lordello, estreia no Canal Brasil neste domingo


Na sequência, o canal exibe “Eles Voltam”, primeiro longa do diretor pernambucano

Selma Egrei e Marco Ricca em “Paterno”. Foto: Divulgação

O Canal Brasil exibe, no domingo, dia 16 de novembro, a partir das 20h, o longa inédito “Paterno”, dirigido por Marcelo Lordello e estrelado por Marco Ricca e Thomás Aquino. Vencedor do Prêmio da Crítica de Melhor Longa-metragem no 17º Fest Aruanda, o filme é seguido pela exibição de “Eles Voltam”, também dirigido por Lordello, às 21h50. As duas produções exploram, sob diferentes perspectivas, temas ligados às relações familiares e às desigualdades sociais no Brasil contemporâneo. 

Rodado no Recife, “Paterno” retrata as tensões entre poder, herança e decadência moral em uma empresa familiar. O longa acompanha Sérgio (Marco Ricca), um arquiteto envolvido em um projeto imobiliário em uma área popular da cidade. Ambicioso e determinado a deixar sua marca, ele se vê dividido entre a pressão do legado paterno e os conflitos com o filho, à beira da vida adulta. O pernambucano Thomás Aquino interpreta Cláudio, um morador da região que se torna um aliado improvável do protagonista. O filme conquistou os prêmios de Melhor Ator (Marco Ricca), Melhor Atriz Coadjuvante (Rejane Faria) e o Prêmio da Crítica de Melhor Longa-Metragem no 17º Fest Aruanda.

Primeiro longa-metragem de Marcelo Lordello, “Eles Voltam” acompanha Cris (Maria Luiza Tavares), uma menina de 12 anos deixada com o irmão à beira da estrada pelos pais. O que começa como um castigo se transforma em uma jornada de autoconhecimento e amadurecimento, marcada por encontros com pessoas de diferentes realidades sociais. A produção constrói, em tom realista, uma narrativa sobre a descoberta de si mesma e as desigualdades do Brasil contemporâneo.

Paterno (2021) (113') – Inédito

Horário: Domingo, dia 16/11, às 20h

Classificação: 12 anos

Direção: Marcelo Lordello

Sinopse: Envolvido em um empreendimento imobiliário em uma área popular do Recife, para um projeto de sua empresa familiar, o filme acompanha Sérgio (Marco Ricca), um homem que vive entre as heranças duvidosas (práticas e pessoais) repassadas pelo pai e as tentativas de manter contato com o filho, à beira da idade adulta. Um personagem em crise, que se vê desconectado de seu tempo: não mais funcionando pelas regras que vieram antes e incapaz de se relacionar com o futuro que se aproxima.

Eles Voltam (2014) (104')

Horário: Domingo, dia 16/11, às 21h50

Classificação: 14 anos

Direção: Marcelo Lordello

Sinopse: Cris, 12 anos, e seu irmão mais velho são deixados na beira da estrada por seus pais. Em pouco tempo percebem que o castigo vem a se tornar um desafio ainda maior. “Eles Voltam” acompanha Cris em sua jornada de retorno ao lar. Um caminho feito de encontros, em que realidades distintas serão seus guias. Uma fábula de tons realistas sobre as vivências que farão Cris se revisitar.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *