Nesta segunda-feira, dia 10/11, às 23h, estreia no Canal Brasil o premiado filme “Paloma”. Com direção do pernambucano Marcelo Gomes (“Retrato de um Certo Oriente”), o longa foi o grande vencedor do Festival do Rio em 2022. O drama foi consagrado como o Melhor Longa da mostra competitiva da Première Brasil e também levou o troféu de Melhor Atriz para Kika Sena, primeira atriz trans a vencer o Redentor, e o Prêmio Félix, concedido a obras com temática LGBTQIA+.
Inspirado em uma história real, “Paloma” nasceu de uma notícia de jornal que chamou a atenção do diretor. A narrativa acompanha Paloma (Kika Sena), uma mulher agricultora, negra, nordestina, analfabeta e transexual que tem apenas um sonho na vida: se casar na igreja com seu namorado, com direito a tudo que uma noiva tem direito: vestido, véu e grinalda. Ela e o namorado vivem juntos e criam a filha de sete anos. Mas quando o padre local recusa o pedido, Paloma decide enfrentar o preconceito e o conservadorismo para seguir em busca do sonho.
O longa também foi reconhecido em festivais internacionais. Conquistou o “Silver Q-Hugo” no Festival Internacional de Cinema de Chicago, em 2022, foi premiado como Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Hanói e como Melhor Filme e venceu o Prêmio do Público no Festival de Huelva – Cine Iberoamericano, em 2022. O longa de Gomes também conquistou o troféu de Melhor Roteiro Adaptado no 28º Prêmio Guarani, em 2023.
“Paloma” (2022) (104') – Estreia
Horário: Segunda-feira, 10/11, às 23h
Classificação: 16 anos
Direção: Marcelo Gomes
Elenco: Kika Sena, Ridson Reis, Zé Maria, Suzy Lopes, Ana Marinho, Wescla Vasconcelos
Sinopse: Paloma, agricultura, quer um casamento tradicional na igreja com o namorado Zé. O padre local recusa seu pedido. Mas Paloma, uma mulher transgênero, lutará por seu sonho.