NSports explora o DNA do atleta olímpico brasileiro


Com nomes como Rebecca Andrade e Beatriz Ferreira, documentário “Na Raça” analisa o segredo por trás dos heróis olímpicos do Brasil, rumo aos Jogos de Paris 2024

 

São Paulo, 19 de julho de 2024 – A NSports, sportech focada na transformação digital do esporte brasileiro, lança neste domingo, 21 de julho, às 19h, o seu primeiro documentário original, “Na Raça – O DNA do Atleta Brasileiro”. Produzido pela Santipoze Produções e pela Space House Films, o documentário tem duração de 1h30 e será exibido simultaneamente nas redes sociais da NSports e em seus canais por assinatura.

 

Inspirado no estudo “DNA do Brasil”, desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP), o documentário explora as origens de dez atletas olímpicos brasileiros, revelando suas trajetórias até o esporte de alto rendimento e suas expectativas para os Jogos Olímpicos de Paris. Explora também como a miscigenação brasileira contribui para a formação de talentos esportivos, investigando os diversos aspectos, barreiras e superações que compõem o DNA do atleta brasileiro.

 

Entre os atletas participantes estão nomes como Rebeca Andrade (Ginástica Artística), Beatriz Ferreira (Boxe), Ana Sátila (Canoagem Slalom) e Caio Souza (Ginástica Artística). O documentário conta ainda com a participação de especialistas como a geneticista Lygia da Veiga (Geneticista Chefe do projeto DNA do Brasil – USP), o jornalista Guilherme Costa e a psicóloga do COB, Carla Di Pierro.
 

Ricardo Camargo, CEO da NSports, comenta: “Com 'Na Raça', damos um passo importante na produção nacional de conteúdo original, cumprindo nossa missão de democratizar as transmissões esportivas e contar as histórias dos nossos atletas. Este documentário celebra a diversidade e a resiliência que fazem parte do DNA do esporte brasileiro.

 

Victor Pozella, diretor do documentário, acrescenta: “Em “Na Raça” mostramos como a mistura única de culturas, ambientes e experiências moldou esportistas de alto rendimento capazes de superar adversidades. Cada atleta é um reflexo do Brasil e sua diversidade, resiliência e garra.”
 

Para Rodrigo Pazzini, também diretor do documentário, “O objetivo principal do documentário é explorar a verdadeira história do atleta brasileiro, suas origens, preparação e desafios. Quem gosta de esporte e vai acompanhar as Olimpíadas com certeza vai se emocionar ao conhecer a vida de alguns dos principais atletas do Brasil”.
 

As origens dos atletas brasileiros, em três atos

O Judô tem suas origens no Japão, mas o Brasil está entre as mais relevantes escolas do esporte no mundo. Salvador é o berço do boxe no país. E a Ginástica Olímpica, um esporte predominantemente branco,em sua origem, tem hoje como as maiores atletas da categoria, ginastas negras.
 

O documentário é dividido em três grandes atos:

  1. O DNA e o esporte: com as histórias pessoais e de desenvolvimento de cada atleta
  2. A relação de pais e filhos com o esporte a convivência dos atletas com as lesões físicas e psicológicas de um esporte de alto rendimento
  3. O ápice do esporte de alto rendimento: com origem em projetos sociais, treinamentos em estruturas muitas vezes precárias, e o alto investimento que é necessário na base da pirâmide, para que os atletas do amanhã possam chegar ao pódio junto com grandes potências mundiais

Cada atleta compartilha também o que é “raça” para ele ou ela, e como o esportista brasileiro é visto no exterior, especialmente durante uma olimpíada. “Na Raça – O DNA do Atleta Brasileiro” é mais que um documentário esportivo; é um convite para entender o que torna os atletas brasileiros únicos e icônicos.
 

Os conteúdos da NSports estão disponíveis no YouTube ( NSPORTS_OFICIAL), Instagram e demais redes sociais da empresa, além dos canais 566 da Claro e SKY+, e 567 da Vivo.

 

Teaser para imprensa (pode ser usado em matérias):

 

Atletas participantes:

  • Rebecca Andrade (Ginástica Artística) – Campeã olímpica 2020 e bi-campeã mundial (2021, 2023)
  • Beatriz Ferreira (Boxe) – Bi-campeã do mundo (2023 e 2024) e medalhista de prata em Tóquio 2020
  • Willian Lima (Judô) – Campeão mundial militar 2021 e Campeão panamericano 2021
  • Caio Souza (Ginástica Artística) – Tricampeão pan-americano individual geral (2019, 202 e 2022)
  • Ana Cristina (Vôlei) – Medalha de prata em Tóquio 2020
  • Ana Sátila (Canoagem Slalom) – tricampeã pan americana (2015, 2019 e 2023)
  • Flavia Saraiva (Ginástica Artística) Campeã do mundo por equipes 2019
  • Jéssica Roberti (Atletismo) – Campeã Sul-americana – 4×400 metros Feminino 2017
  • Davi Sávio (Atletismo – salto triplo)
  • Bruno Fratus (Natação) – Medalhista de bronze em Tóquio 2020

 

Ficha técnica:

  • Produtoras: Santipoze Produções & Space House Films
  • Co-produção: NSports
  • Direção: Rodrigo Pazzini e Victor Pozella
  • Produção Executiva: Rachel Ricci, Tamara Feijó e Ricardo Fiuza
  • Roteiro: Alexandre Paes Leme, Rodrigo Pazzini e Victor Pozella
  • Produção: Alexandre Salvador, Rachel Ricci, Rodrigo Sivieri e Victor Pozella
  • Fotografia: Fabio Ura, Felipe Moreira, Gustavo Barcellos, Gustavo Freitas e Rod Cauhi
  • Edição e Finalização: Anderson Massambani, Cristiano Fratoni e Rodrigo Pazzini
  • Direção de Arte: Marcelo Mauad
  • Motion Graphics: Levy Oliveira

Beatriz Ferreira – crédito: divulgação/NSports

Beatriz Ferreira – crédito: divulgação/NSports

Rebecca Andrade – crédito: divulgação/NSports




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *