Nova aventura de Tainá será exibida na Casa BNDES, em Belém
Em Busca da Flecha Azul tem pré-estreia especial na COP30 – crédito: Sincrocine Produções
Depois da ótima recepção da crítica e de passar pelos tradicionais Festival do Rio e Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, a animação “Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em Busca da Flecha Azul” realiza sua primeira pré-estreia oficial no dia 13 de novembro, em um cenário mais do que simbólico: a Casa BNDES na COP30, localizada no recém-restaurado Complexo dos Mercedários, no coração de Belém.
A nova aventura da jovem guardiã da floresta traz uma poderosa mensagem sobre a preservação da Amazônia e o protagonismo dos povos indígenas e da floresta, temas profundamente alinhados às pautas da COP30.
“É uma grande honra para nós realizarmos essa pré-estreia na COP30. É uma ação cultural repleta de simbolismos, de apoio à preservação da Amazônia. Acreditamos de coração que histórias como Tainá fortalecem o orgulho de ser brasileiro. Esperamos contribuir para que essa nova geração cresça conhecendo, amando e cuidando da floresta, que é parte de quem nós somos”, destaca a produtora Virginia Limberger.
Em “Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em Busca da Flecha Azul”, a sábia Mestra Aí, uma ancestral bicho-preguiça com voz original por Fafá de Belém, treina a jovem Tainá para se tornar Guardiã da Amazônia. Na aventura que chega às telas, a personagem conhecerá amigos especiais: Catu, Pepe e Suri. Inseparável, o quarteto embarca em uma jornada em busca da Flecha Azul, amuleto ancestral que guiará seu caminho, enfrentando um grande mal que quer destruir a floresta.
A história de Tainá marcou uma geração de crianças ao longo dos anos 2000, levando um grande público aos cinemas para assistirem aos três longas. Depois, a personagem ganhou uma série de animação, que só no canal do Youtube já teve mais de 20 milhões de visualizações, além de um curta-metragem, livros e histórias em quadrinhos. O novo filme faz parte do mesmo universo da série animada e conta como os personagens que vemos nos episódios se conheceram.
Tainá é uma personagem que mora no coração dos brasileiros e continua inspirando novas gerações a valorizar a natureza e as culturas da floresta.
O novo longa-metragem “Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em busca da Flecha Azul” tem direção de Alê Camargo e Jordan Nugem e roteiro de Gustavo Colombo. Com produção da Sincrocine Produções e coprodução Tietê Produções, Hype Entertainment, Brisa Filmes, Claro e RioFilme, órgão da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio; codistribuição da RioFilme e distribuição da Paris Filmes.
Sinopse:
Nesse longa-metragem, Tainá (Juliana Nascimento) viverá uma nova e inesquecível aventura. Junto com a ancestral e sábia bicho preguiça – Mestra Aí (Fafá de Belém), Tainá irá treinar para se tornar a Guardiã da Amazônia. Mas, ao perder a antiga e mágica Flecha Azul, a flecha que guia os que têm o destino de serem os Guardiões da Amazônia, colocará seu futuro em risco. Ao longo desta viagem para tentar recuperar a Flecha Azul, Tainá vai conhecer seus amigos inseparáveis: Catu (Caio Guarnieri), um macaquinho encrenqueiro; Pepe (Yuri Chesman), o sábio urubu-rei; e a charmosa ouricinha Suri (Laura Chasseraux). Juntos, eles se tornarão os “Guardiões da Amazônia”, sempre prontos a ajudar os animais, proteger e cuidar da floresta. Tão diferentes uns dos outros, eles terão que aprender a vencer as diferenças e a valorizar a amizade para formar uma equipe e cumprir a missão: encontrar a Flecha Azul e impedir que um grande mal – o terrível Jurupari – queime a floresta e destrua toda a Amazônia.

