Michel Melamed e Elisa Lucinda. Créditos: Asafe Ghalib
|
Nesta quinta-feira, 17 de julho, às 21h, vai ao ar o oitavo episódio do “Polipolar Show”, programa do apresentador e diretor Michel Melamed no Canal Brasil. O projeto reúne 30 personalidades brasileiras das mais diversas áreas da arte para falar da vida, cantar, atuar e surpreender o público com as divertidas provocações de Melamed. Os convidados deste episódio são Elisa Lucinda, Luisa Arraes e Matheus Macena.
Elisa Lucinda reflete acerca do patriarcado hoje, comenta sobre como as gerações mais novas precisam olhar a velhice sem medo, discrição ou pena e até recita um trecho de um livro sobre a sensação de prazer e orgasmo. Atualmente, ela namora o fotógrafo Jonathan Estrela, 31 anos mais jovem que ela, o que na época da revelação pareceu incomodar nas redes sociais. “Fica essa coisa também de que a juventude detém tudo. Juventude é um substantivo, não é uma qualidade, um adjetivo. Fui ver a Fernanda Montenegro em uma peça sobre a Simone de Beauvoir, fica aquela áurea de santidade, todo mundo foi ver a velhinha de 95 anos. Ela começa a peça e a senhorinha estava chamando a gente para a suruba [risos]. E foi maravilhoso, eu fiquei vendo a cara das pessoas, inclusive de jovens meio espantados, porque confundem a velhice com caretice. Eu, por exemplo, quero namorar pessoas da minha geração, mas não consigo. Meu marido agora é 31 anos mais novo que eu. Os homens da minha geração querem jantar e eu quero dançar!”.
|
|
Michel Melamed e Luisa Arraes. Créditos: Asafe Ghalib
|
A atriz Luisa Arraes, que está gravando o novo longa-metragem do diretor Jorge Furtado, “Muito Prazer”, também é uma das convidadas do oitavo episódio de “Polipolar Show”. No programa, Luisa relembra o momento em que Michel pediu que ela participasse de uma chamada da série “Afinal, o Que Querem as Mulheres?”, de Luiz Fernando Carvalho com co-autoria de Michel Melamed, e se diverte contando alguns traumas engraçados durante sua atuação no teatro. A atriz também conta sobre sua primeira experiência como diretora no curta-metragem “Dependências”, lançado no Festival do Rio em 2023: “Como tudo que é muito bom, dói demais, da hora em que você acorda e vai dormir é um frisson de que você tem um plano para cumprir, tem atores, tudo está na sua mão, e parecia que eu ia ter um infarto da hora que eu acordava até quando ia dormir e eu achei isso bom, é estranho, né? Mas eu amei dirigir, foi uma confluência de coisas, foi criar a própria vida artística e não só ficar esperando que alguém me chamasse para um papel, porque isso não acontece. É ir atrás das histórias que você quer contar e para isso, escrever e dirigir era fundamental”.
|
|
Michel Melamed e Matheus Macena. Créditos: Asafe Ghalib
|
O ator, dramaturgo e diretor Matheus Macena, ganhador do Prêmio Shell de melhor ator pelo espetáculo “Musical Pré-Fabricado”, de Michel Melamed, relembra um momento de ensaio da peça. “Teve um dia que chorei com você, lembra? Tinha uma fala que eu não conseguia fazer, ensaiamos por 60 dias, nos demos muito bem no nosso processo. Eu amo você e sou feliz com os processos do teatro. Lembro que você pegava no meu pé com essa fala. Digo isso não para te penalizar, apenas para te agradecer, inclusive!”, reforça Matheus. Michel pergunta se ele lembra de algum texto da peça: “Eles nunca vão embora!”. Macena complementa que também é importante ter um medo antes de entrar em cena.
O ator pontua o que mudou em relação ao racismo e homofobia no país, e conta sobre o processo de criação da peça “Edson”, que apresenta a história de Edson Luís de Lima Souto, estudante assassinado pela Polícia Militar em protesto no Rio de Janeiro em 1968, durante a ditadura militar brasileira, e o quanto é semelhante aos seus antepassados familiares. Escrito, dirigido e encenado por Matheus Macena, o espetáculo conta a história da família Lima Souto desde a saída de Belém (PA), até o assassinato do jovem no Rio de Janeiro.
O programa estará disponível semanalmente no Globoplay Plano Premium.
Polipolar Show (10×25') (2025) – Inédito
Horário: Quinta, dia 17/07, às 21h – 1 episódio por semana
Rebatidas: Sábados, às 14h; Domingos, às 9h30; Quartas, às 19h
|
|
|