|
Divulgação |
O DOCUMENTÁRIO CONTA COM PRODUÇÃO EXECUTIVA DE ZITA CARVALHOSA E VAI AO AR A PARTIR DAS 23H
Neste sábado (15/11), a TV Cultura exibe o documentário Fotografação. O longa, que vai ao ar a partir das 23h, traz momentos marcantes da história da fotografia brasileira, sob o olhar do diretor Lauro Escorel.
O filme, que leva o nome do termo criado pelo modernista Mário de Andrade, tem sua narrativa dividida entre um retrato histórico e um subjetivo para discutir a representação do Brasil no trabalho de diferentes fotógrafos e refletir sobre o efeito das imagens digitais na sociedade contemporânea.
O primeiro olhar pensa a fotografia nacional com base na foto fixa, trazida ao Brasil a partir do desembarque de um padre francês com uma câmera e chapas de vidro, no Rio de Janeiro, em 1840. A novidade despertou fascínio no então imperador, Dom Pedro II, abrindo espaço para a oitava arte no país. Já a segunda perspectiva é construída pela reflexão de Escorel e seus convidados, como Boris Kossov, Maureen Bisilliat e Milton Guran, sobre o impacto das tecnologias digitais na atual organização do corpo social.
Para tanto, a produção passa pelos registros de Marc Ferrez, Augusto Malta, Mário de Andrade, Hildegard Rosenthal, José Medeiros, Marcel Gautherot, Pierre Verger e Maurren Bisiliat, e ainda revela conexões entre a fotografia e o cinema.
Em 2019, o filme foi exibido no 24º Festival É Tudo Verdade, festival internacional de documentários e principal evento dedicado exclusivamente à cultura do documentário na América do Sul.
O filme conta, ainda, com a produção executiva de Zita Carvalhosa, que faleceu em julho deste ano (2025), deixando um importante legado no audiovisual brasileiro.

