A partir da próxima quinta, 25/04, o CINE MATILHA exibe LA CHIMERA, inédito em circuito nacional, o filme, que foi exibido em Cannes e na Mostra de São Paulo, terá sessões gratuitas no cinemas. Dirigido por Alice Rohrwacher, o filme traz no elenco a brasileira Carol Duarte (A Vida Inivisível), Isabella Rosselini e Josh O’Connor (Rivais).
O’Connor interpreta Arthur, um arqueólogo que faz vende artefatos históricos no mercado negro. Já Carol é Italia, por quem ele se apaixona, ex-empregada de Flora (Isabella), de quem também foi aluna de canto, mas perdeu o emprego por esconder seus filhos na casa da patroa.
Desde sua exibição em Cannes, LA CHIMERA tem recebido muitas críticas positivas:
“Alice Rohrwacher faz filmes como ninguém. Seu trabalho extraordinário aventura-se pelo labirinto do passado da Itália através de fascinantes comunidades e raças em extinção que parecem suspensas no tempo. [Carol] Duarte, uma das descobertas de “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz, tem um surpreendente dom para a comédia, interpretando uma personagem encantadora.” (The Hollywood Reporter)
“Como todos os filmes da trilogia de Rohrwacher, a primeira metade bucólica de 'La Chimera' dá lugar a uma segunda metade mais industrializada e frenética, com a energia aumentando para algo que poderia quase passar por um filme de “Indiana Jones” real.” (IndieWire)
LA CHIMERA
Todos têm sua própria Quimera, algo que buscam, mas nunca conseguem encontrar. Para uma gangue de ladrões de antigos objetos funerários e maravilhas arqueológicas, a Quimera significa o desejo pelo dinheiro fácil. Para Arthur, a Quimera se parece com a mulher que ele perdeu, Beniamina. Para encontrá-la, ele desafia o invisível e procura por toda parte em busca de um mitológico caminho para a vida após a morte. Numa jornada entre vivos e mortos, entre florestas e cidades, entre celebrações e solidão, desenrolam-se os destinos entrelaçados desses personagens, todos à procura da Quimera.
Sinopse
Não recomendado para menos de 16 anos
La Chimera é o longa-metragem da cineasta italiana Alice Rohrwacher que explora o tema de pilhagem arqueológica, a venda ilícita de artefatos históricos e o conceito de Quimera. Ambientada na zona rural da Toscana da década de 1980, Arthur (Josh O’Connor) é um jovem arqueólogo que se envolve com um grupo de ladrões de túmulos repletos de relíquias da era etrusca, que se dedica à venda desses objetos ao mercado de arte. Para este grupo, Quimera é o desejo pelo dinheiro fácil, já para Arthur se parece com a mulher que ele perdeu, Beniamina. Para encontrá-la, ele desafia o invisível e procura por toda parte em busca de um caminho mitológico para a vida após a morte.
|