O Canal Brasil exibe, na próxima semana, dois documentários dedicados a importantes artistas visuais. O inédito “Lan – O Caricaturista”, de Pedro Vinícius, estreia na quarta-feira, 18 de fevereiro, às 20h, enquanto “Daniel Senise – Nem Tudo Tem que Ser Sobre Alguma Coisa”, de Bernardo Pinheiro, vai ao ar na quinta-feira, 19 de fevereiro, às 19h30. As produções apresentam recortes das trajetórias de Lanfranco Vaselli (1925–2020) e Daniel Senise, a partir de suas memórias, rotinas e processos de criação.
O longa inédito “Lan – O Caricaturista” acompanha a história de Vaselli, artista italiano que chegou à América do Sul ainda criança e se tornou um dos caricaturistas mais influentes da América Latina. O filme percorre sua atuação em tabloides esportivos no Uruguai e na Argentina e sua mudança para o Rio de Janeiro, em 1952, quando passou a trabalhar como chargista político em um período decisivo da história brasileira. Já afastado do desenho por conta de problemas de visão, Lan revisita suas lembranças ao lado da esposa Olivia, em uma narrativa que cruza memória, tempo e criação. A exibição acontece no dia do nascimento do caricaturista.
Já “Daniel Senise – Nem Tudo Tem que Ser Sobre Alguma Coisa” acompanha o pintor, um dos principais nomes da arte contemporânea brasileira, com mais de quatro décadas de carreira. O documentário registra momentos do cotidiano do artista, como a montagem de exposições, conversas com curadores e amigos e o período solitário do ateliê, sem seguir uma estrutura biográfica tradicional. O filme se concentra em um recorte de sua produção recente, quando Senise passa a experimentar novos suportes que ampliam sua pesquisa para além da pintura.
Lan – O Caricaturista (2024) (81’) – Inédito
Horário: Quarta, dia 18/02, às 20h
Classificação: 14 anos
Direção: Pedro Vinícius
Sinopse: O menino italiano Lanfranco Vaselli cruzou o Atlântico no final dos anos 1920 e se tornou um dos caricaturistas mais influentes da América Latina. Lan iniciou sua carreira em tabloides esportivos no Uruguai e na Argentina e mudou-se para o Rio de Janeiro em 1952, como chargista político em um momento crítico da frágil república brasileira. Aos 93 anos, Lan já não desenha mais. Um problema na visão o impede de desfilar os traços com a mesma precisão de antes. Ao lado de Olivia, esposa e fiel companheira, ele observa a passagem do tempo, revisitando suas memórias.
Daniel Senise – Nem Tudo Tem que Ser Sobre Alguma Coisa (2021) (67’) – Estreia
Horário: Quinta, dia 19/02, às 19h30
Classificação: Livre
Direção: Bernardo Pinheiro
Sinopse: Com mais de 40 anos de carreira, o pintor Daniel Senise está entre os mais importantes artistas brasileiros da contemporaneidade. Através de um convívio íntimo com Senise, seja na montagem de suas exposições, nas conversas com seus curadores e amigos e nos momentos da solidão da criação, Nem Tudo Tem que Ser Sobre Alguma Coisa revela o que mobiliza suas ideias e força poética. O filme não é uma biografia do artista, mas um recorte de sua produção, numa fase em que experimenta novos suportes que transbordam o trabalho de pintura.