O canal Arte1 apresenta nesta terça-feira (14), às 23h, o documentário “Amando Patricia Highsmith”, dirigido pela cineasta suíça Eva Vitija. Baseado nos diários inéditos da consagrada autora norte-americana, o longa revela uma Patricia Highsmith complexa, intensa e contraditória.
A obra parte dos registros pessoais da escritora, combinando suas próprias gravações com depoimentos de familiares e amigos próximos. O resultado é um retrato íntimo e inédito da autora de clássicos como “Pacto Sinistro”, “O Talentoso Ripley” e “Carol” — este último inspirado em uma relação real de Highsmith e considerado o primeiro romance lésbico com final feliz publicado nos Estados Unidos na década de 1950.
Com narração da atriz Gwendoline Christie (Game of Thrones, Sandman), que dá voz aos cadernos e diários pessoais da autora, o filme revela as contradições de uma mulher que viveu entre o sucesso literário e as restrições de uma sociedade conservadora.
O documentário estreou em 2022, na Alemanha, e tem trilha sonora original composta por Noël Akchoté e fotografia de Siri Klug. “Amando Patricia Highsmith” é um convite a revisitar a obra e a mente criativa de uma das autoras mais influentes da literatura contemporânea.
Amando Patricia Highsmith
Estreia: Terça-feira, 14 de outubro, às 23h
Horários alternativos: 15/10 – 8h e 15h; 18/10 – 9h