
Atração que destaca estrelas de várias épocas da cena musical fica disponível no app TV Brasil Play
Celebrar encontros afetivos e musicais com cantoras negras de diferentes gerações é o mote da série documental Abre Alas, produção que a TV Brasil exibe em formato maratona de segunda a domingo, às 15h.
Com seis episódios de 20 minutos, o programa recebe personalidades como Liniker, Tássia Reis, Preta Gil, Margareth Menezes, Sandra Sá e Elza Soares. Cada edição do seriado pode ser acompanhada no app TV Brasil Play por dez dias após a exibição na telinha.
A obra em cartaz na programação da emissora pública é apresentada pela jovem cantora e compositora Agnes Nunes. Durante a série, a anfitriã presta reverência às divas, traça um panorama sobre seus legados e faz duetos com as estrelas.
Na dinâmica de um bate-papo franco, Abre Alas busca refletir sobre o passado e debater o presente das mulheres negras na música popular brasileira. A produção realizada em 2023 pela Conspiração Filmes foi dirigida por Maristela Mattos.
No primeiro episódio, Agnes Nunes encontra força e luta em forma de doçura na atriz, cantora e compositora Liniker. As duas artistas, que compartilham a experiência de terem sido criadas por mães solo, descobrem outras semelhanças em suas trajetórias para se tornarem elas mesmas.
Agnes Nunes e Liniker tiveram seus talentos revelados na internet, viralizaram e conquistaram milhões de fãs. As histórias de ambas dizem muito sobre sonhar, resistir e realizar. Elas materializam essa conexão em um dueto emocionante da música “Intimidade”.
Destaques dos episódios
A história inspiradora de coragem e liberdade da cantora e compositora Tássia Reis leva Agnes Nunes a descobrir como as suas jornadas se cruzam no segundo programa da série Abre Alas. A a arte é uma forma de expressão que surgiu desde muito cedo na vida das duas.
Tássia Reis compartilha momentos da carreira, fala das cantoras que ama e revela que a música é como um “abraço na alma”. A intensidade entre as duas ganha ainda mais força na versão de “Se Avexe Não”, que Agnes e Tássia cantam para coroar um encontro único.
Na terceira edição do seriado, Agnes Nunes interage com uma artista que tem a música brasileira na veia e no nome: Preta Gil. As duas compartilham memórias e superações pelas quais passaram para conquistarem seu próprio espaço.
Preta se lançou na música para celebrar a liberdade e a diversidade. Numa época em que ninguém falava ainda de empoderamento e autoamor, ela inspirou milhares de pessoas com sua atitude. As duas celebram a delícia de colaborar e fazer música ao cantar o sucesso “Sinais de Fogo”, hit de Preta que marcou uma geração.
No papo com a conterrânea Margareth Menezes, Agnes Nunes descobre mais sobre um ícone da música brasileira e uma potência do som baiano. A divertida conversa do quarto episódio da série aborda o início das jornadas das artistas.
Agnes Nunes conta que aos 15 anos começou a gravar e compartilhar vídeos no YouTube. Com a mesma idade, Margareth já experimentava sua voz na igreja. Em um programa emocionante que exalta a ancestralidade da cultura negra, elas cantam “Alegria da Cidade”, uma lição de como enfrentar as dificuldades de cabeça erguida.
O penúltimo programa da Série Abre Altas traz Sandra Sá, rainha do soul brasileiro, dona de uma voz inconfundível. A diva recorda o começo da carreira, a relação com o carnaval, os inúmeros clássicos e a autenticidade de uma artista que sempre tem as melhores respostas na ponta da língua.
Durante a descontraída entrevista, Agnes e Sandra trocam memórias afetivas e discutem assuntos como arte, música e racismo. O programa se encerra com o dueto em que as artistas entoam “Olhos Coloridos”, um hino dos brasileiros pretos.
No último episódio de Abre Alas, a mulher que carrega nas veias a história da música popular do país, Elza Soares é a atração especial. Agnes Nunes presta homenagem à maior cantora do milênio, mulher de todos os tempos e que vai cantar até o fim.
Em uma vida de sacrifícios, perdas, paixões e amores, a veterana enfrentou a tudo e a todos. Com força e coragem, ela abriu os caminhos para diferentes gerações de mulheres e cantoras pretas. Agnes Soares e Elza Soares encerram a temporada com um dueto inesquecível da música “Meu Guri”.
Ficha técnica de Abre Alas
País: Brasil
Ano: 2023
Gênero: documental
Episódios: 6
Duração: 20 min.
Classificação indicativa: 10 anos
Realização: Conspiração Filmes
Direção: Maristela Mattos
Criação: Carol Albuquerque
Roteiro: Emílio Rodrigues e Jéssica Reis
Direção de produção: Claudio Zanoti
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.
Serviço
Abre Alas – exibição – segunda a domingo, às 15h, na TV Brasil
