Nesta segunda-feira, dia 1° de dezembro, o Canal Brasil exibe uma entrevista inédita com Mariana Ximenes para o Cinejornal. No programa apresentado por Maria Clara Senra, a atriz relembra sua carreira nas telonas e o troféu Kikito no Festival de Gramado de 2015, comenta sobre o encantamento pelo cinema brasileiro e cita Fernanda Torres como uma de suas primeiras referências. “Começou com novela, me lembro muito da Cláudia Abreu em 'Que Rei Sou Eu?' e também me veio a imagem da Fernanda Torres no filme 'A Marvada Carne'. Foi uma atuação muito emblemática para mim”, conta a atriz.
Na entrevista para Maria Clara Senra, Mariana Ximenes lembra seu primeiro longa-metragem, o filme “Caminho dos Sonhos” (1998), baseado na obra do escritor Moacyr Scliar, intitulado “Um Sonho no Caroço do Abacate”, e fala também da parceria no set. “O cinema é extremamente coletivo. Eu tinha 16 anos e não sabia como era feito. Me lembro do comprometimento e da atmosfera respeitosa e imersa do set”, lembra.
A atriz, que fez sua estreia no cinema ainda adolescente, comenta também sobre o processo de pesquisa para o filme “O Invasor” (2002), dirigido por Beto Brant, onde teve seu primeiro papel de destaque em um longa-metragem. “A gente ensaiou bastante, eu tive o processo de pesquisa porque eu estava entendendo como seria uma menina típica do mundo underground paulistano. Então eu saí na noite pesquisando as meninas e observando. Algumas me deixaram filmá-las. Eu tive um encontro com elas depois e fiz perguntas para entender os trejeitos, os gestos, a forma de falar, como se vestiam, onde compravam roupa. Então foi uma imersão e eu amei”, relembra.
Na conversa, Mariana Ximenes fala também sobre o filme “Um Homem Só” (2015). Dirigido por Cláudia Jouvin, o longa-metragem lhe rendeu o troféu Kikito de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Gramado em 2015. “O cinema transforma, eu tive essa oportunidade através de “Um Homem Só” de fazer um personagem diferente, com uma história também diferente e aí fui abençoada e agraciada com o Kikito no Festival de Gramado”, celebra a atriz.
Cinejornal – Inédito
Horário: Segunda, dia 1/12, às 19h30
Apresentação: Maria Clara Senra