Um dos maiores sucessos do Canal Brasil, o programa “Espelho”, dirigido e apresentado pelo ator e diretor Lázaro Ramos, volta com uma temporada especial a partir de 30 de janeiro, às 22h. “Espelho – 20 Anos Depois” terá 12 episódios de 25 minutos, e o Globo Repórter exibirá nesta sexta-feira, dia 28/11, às 22h25, trechos inéditos do primeiro episódio com as convidadas Zileide Silva e Kenya Sade. “Estamos comemorando 20 anos de um programa que a gente não sabia que iria durar tanto tempo. Como esta temporada fala diretamente sobre o passar dos anos, é natural que a passagem do tempo esteja presente em cada episódio — por isso, queremos que o público venha refletir e viajar com a gente.”, conta Lázaro.
Após duas décadas da primeira temporada, que estreou em 2006, este e mais onze episódios revisitam temas que marcaram a história do programa a partir de um novo olhar. Entre os convidados estão a deputada federal Erika Hilton, os atores Juan Paiva, Clara Moneke, Tony Ramos e Andréa Beltrão, Xamã, o grupo Os Garotin, a cantora Ebony, o escritor Itamar Vieira Jr, entre outros. A produção é da Lata Filmes.
No primeiro episódio, eles refletem sobre a mesma emoção de reencontrar representantes negros do jornalismo e da comunicação neste momento, sobre a percepção da profissão hoje e de como a educação foi prioritária em suas vidas, a realização dos amores pessoais, lazeres e muito mais. A entrevista se entrelaça com trechos de episódios anteriores que dialogam com as diversas pautas postas por Lázaro, como o da Glória Maria em 2013. Cada episódio também traz indicações de livros relacionados ao tema das entrevistas, apresentadas por Fernanda Felisberto — doutora em Literatura Afro-Americana e Negro-Brasileira e mestre em Estudos Africanos —, que relembra ainda sua parceria de 20 anos com Lázaro na promoção do protagonismo e da visibilidade de autores negros na literatura.
O episódio final da temporada especial celebra os bastidores do “Espelho”, reunindo integrantes da equipe que, ao longo dos anos, ajudaram a construir a identidade do programa. Na conversa, eles compartilham memórias de gravação, desafios e descobertas, além de revisitarem episódios que consideram decisivos em suas trajetórias — exibidos em breves trechos que reforçam a dimensão histórica e afetiva dessa jornada de duas décadas.
Sobre a trajetória do programa “Espelho”
Ao longo desses mais de 20 anos, “Espelho” consolidou-se como uma das plataformas mais consistentes de discussão sobre identidade, representatividade e cidadania na televisão brasileira. Entre 2006 e 2021, “Espelho” contou com mais de 300 episódios durante 15 temporadas. Lázaro Ramos entrevistou personalidades como Fernanda Montenegro, Criolo, Glória Maria (1949-2023), Lewis Hamilton, Iza, Adriana Esteves, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, entre dezenas de outras personalidades e personagens.
O programa abriu caminhos ao propor conversas profundas, marcadas pela escuta sensível e pela valorização de trajetórias que nem sempre encontram espaço no audiovisual tradicional. Numa época em que essas pautas ainda enfrentavam resistências, Lázaro Ramos ajudou a estabelecer um espaço de acolhimento e reflexão, no qual vozes plurais pudessem compartilhar experiências, inquietações e visões de futuro.
Com uma abordagem que transcende a simples entrevista, o programa se tornou um registro importante das mudanças sociais, políticas e culturais do país. Ao reunir nomes de diferentes áreas e gerações, “Espelho” criou um arquivo vivo da contemporaneidade brasileira, acompanhando transformações, tensões e avanços, sempre sob a luz do diálogo, da empatia e da diversidade. A cada temporada, reafirmou a relevância de promover conversas que ampliam repertórios e fortalecem a democracia. Dessa forma, celebrar os 20 anos do programa também significa reconhecer o impacto contínuo de sua trajetória na ampliação de repertórios, na valorização de diferentes narrativas e no fortalecimento de um canal comprometido com a pluralidade.
FICHA TÉCNICA: “ESPELHO – 20 ANOS DEPOIS”
Direção e Apresentação Lázaro Ramos
Codireção Anderson Quack e Renato de Paula
Roteiro Carol Pires, Quadro Okawé e Fernanda Felisberto
Trilha Sonora de Abertura Jarbas Bittencourt
Intervenção Vocal na Trilha Sonora de Abertura Família Ébano
Produção Executiva e Controller Tânia Rocha
Direção de Produção e Pós Produção Cristina Ferreira
Figurino Bettine Silveira
Maquiagem Cláudia Cruz
Assistente de Figurino Gabriel Gil
Direção de Fotografia Cris Conceição
Câmeras Breno Cunha e J. Vitorino
Som Direto Vilson Almeida
Microfonação Michele Leal
Eletricista Diógenes Nascimento (Japa Gaffer)
Assistente de Câmera Luiz Rafael De Oliveira
Coordenação de Pós-Produção Rafael D’Oran e Fabricio Araujo
Montagem Fernanda Portela
Assistente de Finalização Luiz Rafael De Oliveira
Edição de Som / Mixagem Pedro Henrique
Videografismo André Bandeira
Colorimetria Fabricio Araujo