Série “Riquezas do Mar” estreia na NSC TV nesta terça-feira (11)


Foto: Divulgação/NSC

Os três episódios serão exibidos às terças-feiras no NSC Notícias e, no dia seguinte, no Bom Dia Santa Catarina

Florianópolis, 11 de novembro de 2025

Santa Catarina é referência nacional no setor marítimo. O Estado possui uma estrutura portuária preparada para a movimentação de cargas internacionais, e seus cinco portos contribuem significativamente para a economia das regiões onde estão inseridos. Na NSC TV, os catarinenses poderão conhecer, a partir de hoje (11), as “Riquezas do Mar”, uma série especial de três episódios que integra o projeto Riquezas de SC.

— Vamos mostrar o mar como porta para o mundo, como uma via de cargas, como local de plantio, como lugar de trabalho e de lazer. Ouvimos mais de 20 pessoas para fazer as três reportagens e mostrar um pouco das possibilidades que o mar oferece, ao longo do nosso litoral. Visitamos portos, estaleiros e fazendas marinhas, e encontramos cadeias produtivas consolidadas, comprovando o quanto é forte esse ‘mar de negócios’ — destaca Jean Raupp repórter da NSC.

Nesta terça (11), a primeira reportagem mostra a estrutura portuária de Santa Catarina. Dos pequenos negócios das cidades ao redor dos portos, passando pela tecnologia até a economia que é impactada pelas movimentações em águas catarinenses.

O segundo episódio, previsto para 18 de novembro, é um mergulho no mercado náutico. O setor coloca o Estado em destaque no Brasil com seus grandes estaleiros, mas também vê o crescimento de pequenas empresas que desenvolvem produtos e ferramentas para sustentar essa cadeia milionária.

O terceiro e último episódio, no dia 25, aborda a economia que vem do litoral catarinense. As fazendas marinhas respondem por mais de 90% da produção nacional de moluscos como ostras e mexilhões. A reportagem também vai mostrar como o cultivo de macroalgas tem se tornado renda extra para os pescadores artesanais e ganhado espaço nas indústrias de cosméticos e de alimentos. Além de mostrar novas espécies com potencial econômico como um ouriço desenvolvido por pesquisadores da UFSC.

A série “Riquezas do Mar” envolveu 5 meses de produção, captação, edição de texto e imagens. A equipe percorreu seis municípios do Estado. A série tem reportagem de Jean Raupp, imagens de Josué Betim, edição de texto de José Carlos Carmo, edição de imagens Júlio Quadrado e Rodrigo Nenê, pacote gráfico de Taylan Pinto e coordenação de Elaine Simiano.

Riquezas de SC 

Riquezas do Mar é o último conteúdo da série Riquezas de SC, que busca valorizar o potencial produtivo e humano do estado. Até agora, os conteúdos destacaram as riquezas da Serra, da Terra e da Inovação. 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *