Lô Borges e Cafi em filmagem para o documentário (divulgação/Curta!)
O documentário ‘A Sede do Peixe – Milton Nascimento’, com participação de Lô Borges, também está disponível na plataforma
Um dos grandes nomes da MPB, Lô Borges morreu na noite de ontem, 2, aos 73 anos. O cantor e compositor integrou o Clube da Esquina, grupo mineiro responsável pela criação de canções célebres, marcadas por um som novo e criativo, que mistura MPB, jazz, Bossa Nova, formado também por nomes como Milton Nascimento, Beto Guedes e Toninho Horta. Para celebrar seu talento, os assinantes do CurtaOn – Clube de Documentários podem assistir aos documentários “Salve o Prazer” e “A Sede do Peixe – Milton Nascimento”.
“Quando eu gravei o Clube da Esquina com o Bituca e cheguei com a fita para a família o pessoal ficou: ‘olha, o Lô canta, o Lô compõe’”, contou o artista no filme, se divertindo.
O documentário apresenta o trabalho do fotógrafo e artista plástico Carlos Filho, mais conhecido como Cafi, responsável por algumas das capas de disco mais emblemáticas da música brasileira — quase 300 álbuns, entre eles, o lendário “Clube da Esquina”, de Milton Nascimento e Lô Borges. Narrado pelo próprio Cafi, o longa foi filmado em lugares que marcaram a sua vida, entre Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Sua fala e a dos outros entrevistados se misturam às imagens de arquivo de seu acervo pessoal, além de vídeos antigos de cidades por onde passou e embalado por uma trilha–sonora de belas canções da MPB.
Em um outro momento de sua entrevista, Lô Borges relembra como surgiu o nome “Clube da Esquina” e virou o nome do grupo. E sobre a capa de um de seus disco feitas por Cafi, ele recorda que a imagem não foi planejada: “Teve uma capa que você fez, que foi inusitada. Não era para ser a capa, mas acabou virando a capa”. Segundo ele, a mãe o acordou e avisou que Cafi e Ronaldo Bastos o estavam esperando. “Eu saí com a cara e roupas amarrotadas e você fez clique”.
Com direção de Lírio Ferreira e Natara Ney, “Salve o Prazer” é um documentário da Luni Produções, viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
Outra produção disponível no CurtaOn é o documentário “A Sede do Peixe – Milton Nascimento”. A obra acompanha Milton Nascimento em encontros que resultaram em momentos inesquecíveis ao lado de amigos como Lô Borges, Gil, Caetano, Alcione e membros do Skank. Dirigido por Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, o documentário leva o mesmo nome do especial que se tornou uma relíquia da cultura brasileira.
O CurtaOn – Clube de Documentários está disponível no Prime Video Channels – da Amazon -, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). Novos assinantes no site oficial e no Prime Video Channels têm direito a sete dias de degustação gratuita. O catálogo é formado por centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades.
