A relação entre arte e território é o ponto de partida da nova temporada de “Geografia da Arte”, que estreia nesta quinta-feira (30), às 20h30, no canal Arte1. Em seis episódios inéditos, a série documental explora como cidades, países e paisagens influenciaram de forma definitiva o processo criativo de artistas renomados, como o designer francês Christian Louboutin, o fotógrafo japonês Hiroshi Sugimoto e o artista de street art Invader.
Dirigida por Guto Barra e Tatiana Issa, ganhadores de três Emmys de Nova York e que também colecionam 12 indicações para o prêmio máximo da TV americana, a série aposta em uma abordagem única.
“'Geografia da Arte' se diferencia de outras produções sobre arte porque não tenta contar a trajetória completa dos artistas. Nosso foco é examinar a relação profunda deles com determinados lugares e como isso impacta diretamente suas obras”, explica o diretor.
O primeiro episódio é dedicado ao enigmático Invader, que transformou Paris em um verdadeiro tabuleiro urbano com suas obras inspiradas no jogo Space Invaders. Mesmo mantendo o anonimato, o artista concedeu uma rara entrevista exclusiva à equipe do programa.
Já Christian Louboutin abre sua casa no Egito para falar sobre a descoberta tardia de suas raízes e o impacto cultural que isso teve em sua produção. A temporada traz ainda relatos inéditos de Hiroshi Sugimoto sobre o observatório que construiu no Japão, além das jornadas de Josef e Anni Albers no México, Elias Sime na Etiópia e Le Mayeur em Bali.
“Conseguimos participações muito importantes nesta temporada. Tivemos acesso a artistas extremamente reservados, como Sugimoto e Elias Sime. Cada episódio mergulha em diferentes disciplinas – da pintura à arquitetura, do design à arte pop – e revela como ancestralidade, deslocamento e identidade moldam a produção artística contemporânea”, destaca Guto Barra.
Geografia da Arte – 2ª temporada
Estreia: Quinta-feira, 30 de outubro, às 20h30
*Episódios inéditos às quintas
Horários alternativos: 1º/11 às 22h | 2/11 às 18h | 5/11 às 12h