Omar Sy em “Um Herói de Sangue”
Para marcar o Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo no Brasil, o serviço de streaming Filmelier+, disponível para assinatura a partir do Prime (R$ 14,90), traz dicas de filmes para todos os gostos, mas com algo em comum: o foco na relação entre pais e filhos.
Lançamento exclusivo
O drama de guerra “Herói de Sangue” (“Father and Soldier”, 2023), lançamento exclusivo do canal nesta quinta, 7 de agosto, traz Omar Sy (indicado ao Globo de Ouro pela série “Lupin”) como um pai senegalês disposto a tudo para salvar seu filho de 17 anos (interpretado por Alassane Diong), recrutado à força para lutar pelos franceses na Primeira Guerra Mundial. Dirigido por Mathieu Vadepied, o filme se inspira nas histórias reais de mais de 200 mil africanos que foram obrigados a servir ao exército francês entre 1914 e 1918.
Dramas
Na produção turca “Milagre na Cela 7” (“Miracle in cell No.7”, 2019), dirigida por Mehmet Ada Öztekin, um pai com deficiência é preso e sua única esperança é a filha de 6 anos, determinada a provar sua inocência.
Já “A 200 metros” (“200 Metres”), dirigido por Ameen Nayfeh, indicado pela Jordânia para concorrer ao Oscar em 2021. No filme, um pai vive entre a Palestina e Israel e atravessa a fronteira todos os dias para trabalhar. Quando seu filho é internado, ele corre contra o tempo para chegar ao hospital, mesmo estando do outro lado do muro.
Em “A Partilha” (“Give or Take”, 2020), dirigido e protagonizado por Paul Riccio, um homem é obrigado a lidar com o ex-companheiro de seu pai, após a morte dele. Enquanto negociam a venda da casa de sua infância, os dois descobrem que têm mais em comum do que imaginavam.
Comédias
O Filmelier+ também traz opções divertidas como “Um Grande Garoto” (“About a Boy”), de Chris e Paul Weitz, indicado ao Oscar em 2002. Baseado no best-seller de Nick Hornby, traz no elenco Hugh Grant, Nicholas Hoult, Rachel Weisz e Toni Collette. O filme acompanha Will (Grant), um frequentador assíduo de grupos de pais solteiros que tem o objetivo de conquistar mulheres. Mas tudo muda quando ele conhece Marcus (Hoult), um garoto de 12 anos que vai transformar sua vida.
Outra adaptação de livro, desta vez do holandês Chris van Abkoude, é o infanto-juvenil “De Volta para Casa” (“Little Crumb Race to the Gold Mine”, 2020), dirigido por Diede int Veld. A obra conta a aventura do pequeno Crumb, que está com problemas para se acostumar com seu novo estilo de vida luxuoso. Quando é sequestrado por um velho inimigo, o garoto tem que usar sua esperteza para escapar e salvar seus pais.
Na comédia “North Hollywood” (2021), dirigida por Mikey Alfred e produzida pelo músico Pharrell Willians, um jovem precisa decidir entre o sonho de se tornar skatista profissional e a faculdade, como seu pai deseja. No elenco estão Ryder McLaughlin, Vince Vaughn e Miranda Cosgrove.
Diretores renomados
Do mesmo diretor de “Duna”, Dennis Villeneuve, “Incêndios” narra a jornada de dois gêmeos canadenses, Simon e Jeanne, que viajam ao Oriente Médio para conhecer o pai e o irmão após a morte de sua mãe. Lá, descobrem que a fortuna de sua família está mais ligada ao conflito da região do que poderiam imaginar.
Entre os documentários do catálogo, há “Canção para o meu pai” (“Lullaby to my Father”), do renomado diretor israelense Amos Gitai, que entrelaça eventos históricos e memórias pessoais para criar um retrato de seu pai, o arquiteto Munio Weinraub.