Bernardet analisa o filme ‘São Paulo S.A.’ da série ‘Grandes Cenas’ (Crédito: Divulgação/Curta!)
Em homenagem ao cineasta, professor e crítico de cinema Jean-Claude Bernardet, o Curta! exibe amanhã, 16, às 21h, o episódio “São Paulo S.A.”, da série “Grandes Cenas”. Bernardet faleceu no último sábado, 12, em São Paulo, aos 88 anos. O capítulo também vai ao ar entre quinta e segunda-feira e está disponível no CurtaOn – Clube de Documentários.
No episódio, Bernardet analisa o filme “São Paulo S.A.”, de Luiz Sérgio Person, de 1965, ressaltando detalhes e nuances das atuações, do cenário e da história. Com 22 episódios, a série “Grandes Cenas” destrincha grandes momentos do cinema nacional e internacional. Com direção de Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno, a produção é da Casa de Cinema de Porto Alegre, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
Nascido na Bélgica, de família francesa, Jean-Claude viveu em Paris até 1948, quando chega ao Brasil para morar em São Paulo. Ator, diretor, roteirista, escritor e professor, publicou cerca de 25 livros, muitos deles referenciais para o estudo, a pesquisa e a reflexão sobre cinema. Atuou como roteirista e corroteirista de dezenas de filmes, entre eles “O caso dos irmãos Naves” (1967), de Luiz Sergio Person; “Um céu de estrelas” (1996) e “Através da janela” (2000), de Tata Amaral; além de dirigir documentários. Como ator participou de mais de dez filmes, entre eles “Disseram que voltei americanizada” (1995), de Vitor Angelo, e “Disaster Movie” (1979), de Wilson de Barros.
O CurtaOn – Clube de Documentários é o streaming do Curta!, disponível no Prime Video Channels – da Amazon -, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). Novos assinantes no site oficial têm sete dias grátis e do Prime Video Channels – que se cadastrarem até dia 17 de julho, durante o Prime Day – têm direito a um mês de degustação gratuita. O catálogo é formado por centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades.
Sinopse:
O crítico Jean-Claude Bernardet destrincha a cena da ruptura entre Carlos e Luciana em “São Paulo, Sociedade Anônima” (1965), explorando-a plano a plano, destacando objetos, analisando gestos e evocando as motivações do seu amigo e diretor Luiz Sérgio Person.
PROMO: Link
Direção: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno
Duração: 17 min
Classificação: Livre
Horários: quarta-feira, 16 de julho, às 21h; quinta-feira, 17 de julho, às 01h e às 15h; sexta-feira, 18 de julho, às 09h; sábado, 19 de julho, às 08h; e segunda-feira, 21 de julho, às 03h30